14.2.08

Titãs - Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas (1987)


Após o sucesso de Cabeça Dinossauro, os Titãs tinham a missão de manter a reputação do grupo em alta. Os fãs esperavam um trabalho capaz de manter no chão todas as estruturas sociais que haviam sido destruídas com o Cabeça.

De fato, eles conseguiram manter a escrita. Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas manteve a sonoridade pesada da banda, inovou ao usar elementos eletrônicos e emplacou hits contestadores. Daqui saíram sucessos como Lugar Nenhum, Desordem e Comida, faixa que dois anos depois daria impulso à carreira de uma novata cantora chamada Marisa Monte.

Diversão foi outra que estorou nas rádios, e vale destacar que foi através dela que revisitei o disco, por um motivo no mínimo inusitado. Na época de faculdade, tive que estudar a sua letra para uma prova de sociologia! A música era - e ainda é - uma evidência pontual da cultura do imediatismo, das relações efêmeras e superficiais que tomam conta dos indivíduos, estejam eles "lúcidos" em suas aflições ou felizes após mais uma cafungada na festa do apê. Tudo isso caiu na prova, mas com os Titãs no caderno da escola, até eu virei CDF. Nunca mais esqueci a matéria!

O lado mais experimental e questionador em concepção de melodia e letra está em Todo Mundo Quer Amor, Nome aos Bois e na faixa que dá título ao disco, com seu verso único que seria simples, não fosse a sua profundidade. Jesus realmente não terá dentes, se seus discípulos assim não quiserem. E você, quer?

Ainda sobra espaço para - a minha favorita - Corações e Mentes, um visceral retrato da luta eterna entre razão e emoção. É digna de um roteiro de cinema. Tem tudo que o grande público adora: amor, ódio, violência, corações perdidos e a inevitável crença das mentes separadas.

Lembremos que o disco foi concebido há 21 anos, o que faz de Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas um trabalho atemporal, que consegue transformar roqueiros alucinados em filósofos existencialistas, e fazer a turma do fundão da classe tirar nota 10 na prova.

Ouça o disco e elabore sua tese de sociologia também.


Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas (1987)

01. Todo Mundo Quer Amor
02. Comida
03. O Inimigo
04. Corações e Mentes
05. Diversão
06. Infelizmente
07. Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas
08. Mentiras
09. Desordem
10. Lugar Nenhum
11. Armas Pra Lutar
12. Nome aos Bois
13. Violência (Bonus Track)

Um comentário:

Ricardo Bigio disse...

D efato, Davisão...essa é uma fase nobre dos Titãs, bem anterior à revisão de sua carreira, com os dois "acústicos".O primeiro, inclusive, uma boa idéia, boas versões, tal...já o segundo...difícil não encará-lo como jogada marketeira...mas quem somos nós para julgar, não é mesmo? Destacaria o Cabeça Dinossauro, no entanto, como um marco mais forte dos Titãs, embora tanto o Jesus...como o Oblêsq Blom sejam fundamentais para entendê-los.