28.10.14

Gilberto Gil ao Vivo na USP - 1973



Antes de mais nada vou lembrar que estamos em 28 de outubro de 2014, na semana pós eleições presidenciais e que Dilma Roussef acabou de ser reeleita presidente da república, consolidando mais 4 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) no poder. O clima no país anda meio tenso-coxinha, com todo mundo xingando muito no twitter, povo bem nascido querendo separar o país em norte e sul, mas só no facebook. Na vida real mesmo o pessoal tá fazendo os planos pro reveillon e carnaval numa boa. Enquanto isso o povão tá feliz e isso é bom.

Agora vamos lá pra 1973. Era comum prender estudante que fazia reunião em grupo, e o Gilberto Gil tinha voltado do exílio. O povo da USP pediu pra ele dar uma canja lá num encontro, o clima estava agitado, os estudantes alvoroçados com amigos sumindo e morrendo. Esse povo junto com um Gilbertão jovem, espontâneo e como ele mesmo diz, com um repertório meio absurdo e exercitável pra essa época que a polícia entrava nos teatros descendo porrada em todo mundo.

O registro, além de versões arrebatadoras de clássicos brasileiros, tem muita conversa, uma brisa boa, reações dos estudantes, e aquelas profusões em retórica enquanto divagações afro-sambísticas de cunho político. Para quem gosta de estudar história e música é um programa imperdível, duas horas de atmosfera política em clima de conversa entre amigos.

É uma boa referência pra lembrar de uma época politizada de verdade, em atitudes reais e não virtuais. Já que na internet o povo brasileiro parece ser o mais politizado do mundo e na vida real o povo bem estudado segue colocando a responsabilidade da própria vida nas costas de político mal explicado.

Se você tá de boa dessas conotações políticas ouça do mesmo jeito. Vale muito pelas versões fodásticas de Oriente, Ladeira da Preguiça, Meio de Campo, Procissão, Expresso 2222 e Cálice (que o Gilbertão hesita em cantar, talvez por receio de alguma retaliação, mas que a plateia insiste e até escreve a letra pra ele não ter desculpa).

Pra ouvir num sábado a tarde enquanto você trama a revolução da sua vida, seja ela arrumar uma namorada, ter um filho ou escrever um livro.

Confere lá! Gilberto Gil ao Vivo na USP - 1973

Nenhum comentário: