11.11.14

Assassinos por Natureza numa 3a feira qualquer...




Tem sempre aqueles dias que a gente acorda com uma música na nossa cabeça. Você nem tomou sua primeira xícara de café e já está lá cantarolando a dita cuja do começo ao fim, sem motivo aparente.

Pois nesse 11 de novembro sei lá porquê eu acordei com a cabeça no clássico Natural Born Killers. Aqui no Brasil, Assassinos por Natureza. Acho que foi um dos primeiros filmes que virou minha cabeça com relação à narrativa, trilha, ritmo, enfim, é uma montanha russa eletrizante em 120 minutos. Também, com roteiro do Quentin Tarantino pra direção do Oliver Stone não podia ser diferente.

Woody Harrelson e Juliette Lewis nunca estiveram tão frenéticos, e a trilha pra acompanhar as loucuras dos dois do  também é assim, cheia de clássicos cults, antigos e modernos, do metal ao folk americano. Tem um pouco de tudo, Nine Inch Nails, Dr. Dre, Bob Dylan, Patsy Cline, as minas grunges do L7 embalando uma matança da Mallory Knox, Jane's Addiction e até o paquistanês Nusrat Fateh Ali Khan acompanhando um transe trágico do Mickey Knox com um pajé nativo no deserto dos EUA.

No deserto também se passa uma das minhas cenas favoritas, com o casal parado olhando as estrelas com a melhor versão que nem Lou Reed conseguiu fazer de Sweet Jane. Essa versão está no imperdível Trinity Sessions, do Cowboy Junkies, que já foi motivo para um post aqui.

Mas o que me trouxe de novo até essa piração toda foi o gentleman Leonard Cohen, que abre o filme com os créditos iniciais, assim como abriu a minha 3a feira durante um café da manhã inocente em casa. É um dos pontos altos da trilha e já mostra de cara a imponência do que vêm pela frente. Waiting for the Miracle é uma coisa linda de meu Deus, e inspira a começar o dia bem. Vai ver eu também estou esperando um milagre, talvez de não precisar ter hora pra acordar, que no fundo no fundo, é o que todo mundo deseja quando acorda pra um dia comum de trabalho, trânsito, busão, etecétera, etecétera, etecétera...

Até o milagre não chegar, vou no clima dos Natural Born Killers vou imaginando que São Paulo é o deserto do Colorado, matando todo o desânimo que possa aparecer, e passando por cima de qualquer desafio de uma semana calorenta de trabalho. Como diz um dos entrevistados em um dos trechos do filme. "se eu fosse um matador em série, eu seria como o Mickey e a Mallory Knox".

Aperte o cinto, solte os braços pra descida da montanha-russa e divirta-se.

MUSIC FROM AND INSPIRED by NATURAL BORN KILLERS

Ps.: se alguém perguntar quem fez esse post e trouxe tudo isso pra essa 3a feira, você já sabe: "Mickey and Mallory Knox did it..."

Nenhum comentário: