10.3.08

Urban Species - Listen (1994)


No ano de 2000, o capeta em forma de guri Gustavo Rocha e a guru pós-moderna Maysa Crowder (também conhecida como Marisa Cláudia), voltavam ao Brasil depois de um ano e meio fora do país. Eu havia iniciado a jornada no exterior com eles, mas como voltei logo cedo pra saia da mamãe, fiquei só na torcida pelos dois. Eu estava contente em ter os bons amigos de volta, que além da presença indispensável, trouxeram na bagagem várias pérolas sonoras.

Com certeza, a novidade que mais abalou as estruturas desse rapaz latino-americano de pullover foi o disco de um trio inglês de hip-hop que na época já era raridade. A preciosidade apresentada pelo casal Cláudia Rocha se chamava Urban Species, e o disco raro era o Listen.

Primeiro, o disco me lembrou o Massive Attack, mas dá pra perceber que as influências dos criadores do Trip-Hop se misturavam com o Acid Jazz e o Funk, com umas pitadas de Dub, que formavam bases de muita responsa.

Listen abriu meus olhos para a chamada HipTronica, o hiphop recheado de elementos eletrônicos que hoje faz a nossa cabeça, como UNKLE, Dr. Octagon, Dj Shadow e outros do gênero. A faixa-título Listen tem a participação de Mc Solaar, importante rapper francês do qual também virei fã a partir desse disco. Sua presença é marcante, trazendo seu toque de 'écoute' à raiz britânica do Urban Species.

Não dá pra negar a minha devoção ao Listen, nem a influência que ele teve no meu gosto musical. Mesmo com um vocal ora pop, ora dancehall, ora rap, foi impossível ficar indiferente à faixas como Musikism e The Experience.

Spiritual Love é a balada romântica, com um vocal à la PM Dawn, mas que tem um belo resultado e ajuda qualquer feioso a conquistar sua musa platônica. Just a Matter of Time é mais sensual e maliciosa, com uma base trip-hop bem bacana, que serve bem pra depois que a gatinha achou você um fofo e agora já está pronta pra te encarar mais de perto.

The Ropes é outra básica do disco, que além de ter duas partes - depois dos 2:35 min ela vira um dub - possui uma curiosidade: Foi daqui que o pseudo-magnata, megalômano e chorão vocalista do Charlie Brown Jr. tirou sua famosa 'Zóio de Lula', que virou um hit no Brasil. A melodia é a mesma, ele só fez uma versão em português, sem informar créditos nem nada. No meu tempo isso era chamado de plágio, mas hoje o chorão é o homem mais poderoso desse país, processa até companhia aérea, então vamos falar o quê? Vai ver que o nome Zóio de Lula é em referência ao olho-grande do rapaz.

De qualquer forma, Listen é metade da obra do Urban Species, que lançou o disco Blanket em 1997 e saiu de cena depois disso. A banda é tão obscura que é dificil achar informações sobre ela. Quem souber mais sobre o paradeiro dos caras me avise, por favor.

Esse post eu dedico pro casal Cláudia Rocha, que me apresentou o som e emprestou o disco que eu nunca mais devolvi. Mas não é por que sou sacana não, levaram o disco em uma das 342 vezes que tive meus Cds roubados, o que deixou o Urban Species com uma mística maior ainda. Torço pra que, pelo menos, o ladrão que levou o disco esteja mais em paz e curtindo o som dos caras, que é muito bom.

*Arquivo emprestado do Find a Soul for Sale.


Listen (1994)

01. Hide and Seek
02. Gotta Have It
03. Musikism
04. The Ropes
05. Spiritual Love
06. Just a Matter of Time
07. Listen
08. The Consequence
09. The Experience
10. No Particular Title
11. Brother
12. Light at The End of The Tunnel

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa... Tive esse disco num HD que perdi e nunca mais lembrei de procurar!!!!
Boa!!!

Anônimo disse...

MERDÊ! Não consegui baixar. só funciona em certo horário esse link???
Me manda no MSN! Abrá!

Anônimo disse...

Em tempo: "Children of The Sun" é a banda posterior de um dos caras do Urban. ;)