5.3.08

João Gilberto - João Gilberto (1973)


Que tal um pulinho até a praia? Imagine você, relaxando, com o pé na areia... sentindo a brisa do mar... Em plena quarta-feira de sol, que tal? Nada melhor. Pois é isso que você vai sentir ao ouvir o homônimo do oráculo da bossa nova, João Gilberto.

Lançado em 1973, o singelo e magnífico disco tem a marca registrada de João Gilberto. Voz e violão apenas, um misto de chocalho e chimbal de percussão e só. E a brisa. Toda essa simplicidade vem inteiramente permeada por uma atmosfera preguiçosa e marota. Mas estamos na praia, e na Bahia. Então é ideal.

O repertório é formado por obras de outros compositores. Apenas Undiú e Valsa (Como São Lindos os Youguis), são composições próprias. Fora as duas, o que temos é uma aula de história do samba no formato brazilian jazz, adorado mundo afora.

O que pode parecer chato aos ouvidos do século XXI (voz e violão? Existe isso ainda?) acaba se tornando muito agradável, que funciona fácil, sem perder o ritmo. Apenas Avarandado é mais bucólica, porém eficiente em tranquilizar qualquer ambiente.

A batida rápida, principalmente nas geniais Falsa Baiana, Eu Quero Um Samba e Izaura - que tem a participação de Miúcha nos vocais - garante a malandragem pra brisa marítima do disco. Se já estávamos de peito aberto, com vento no cabelo e na sombra do coqueiro, essa é a hora de pegar uma cervejinha e relaxar mais ainda.

Agora, mais mareados, podemos honrar de vez a origem do Samba e lamentar um pouco. Pode ser pela saudade da terra-natal (Eu Vim da Bahia) ou pelo amor que se perdeu (É Preciso Perdoar). Mas sem lamentar demais, pois o sol está brilhando e só se vai ao samba pra sorrir.

Trilha sonora ideal pra quando não temos vontade de nada. Só um sol de frente pro mar. Se der vontade de fazer alguma coisa, ouça de novo, relaxe e deixe a vontade passar.


João Gilberto (1973)

01. Águas de Março
02. Undiú
03. Na Baixa do Sapateiro
04. Avarandado
05. Falsa Baiana
06. Eu Quero um Samba
07. Eu Vim da Bahia
08. Valsa (Como São Lindos os Youguis)
09. É Preciso Perdoar
10. Izaura

Nenhum comentário: